Dilma decide manter presidentes de Banco do Brasil, Caixa e BNDES
20/01/2015
 
Como está fica Dilma Rousseff decidiu manter, por ora, as cúpulas dos três principais bancos públicos federais. Com isso, Luciano Coutinho continua à frente do BNDES, Aldemir Bendine fica na presidência do Banco do Brasil e Jorge Hereda permanece no comando da Caixa. A decisão de Dilma deixa dúvida sobre o futuro da ex-ministra Miriam Belchior, que era cotada para a presidência da Caixa. Alexandre Abreu e Paulo Caffarelli, que podiam ir para os outros bancos, também têm destino incerto.

Efeito… A prisão de Nestor Cerveró despertou entre caciques do PMDB e do PT o receio de que a Justiça leve para a cadeia também Jorge Zelada e Renato Duque —este pela segunda vez.

… dominó Para petistas e peemedebistas, a prisão é sinal de que a força-tarefa da Operação Lava Jato mantém no alvo os ex-diretores da Petrobras. Eles temem que a investigação avance sobre a relação estreita de Zelada com o PMDB e de Duque com o PT.

Mira Solto em dezembro, Duque foi acusado de receber propina em “mais de sessenta contratos”, segundo o ex-gerente Pedro Barusco, seu auxiliar. Barusco também disse que Zelada recebeu dinheiro do esquema de corrupção “excepcionalmente”.

Sabático Assim como Ricardo Pessoa, da UTC, o presidente da OAS, Léo Pinheiro, enviou carta aos acionistas e diretores da empreiteira em dezembro comunicando seu afastamento “das atividades executivas das empresas do grupo”.

Todos por um PSDB, DEM e PPS coletaram assinaturas em dezembro para abrir uma nova CPI da Petrobras, mas cada partido redigiu uma justificativa diferente para a investigação. O trabalho precisará ser unificado.

Agora vai Um petista ironiza o anúncio de apoio do PMDB a Eduardo Cunha (RJ): “Quer dizer que, depois de todos os meses de campanha, ele finalmente conseguiu adesão do próprio partido?”.

Folia Articuladores do PSDB na Câmara admitem que será impossível impedir votos em Cunha, apesar do apoio oficial a Julio Delgado (PSB-MG). “Com voto secreto, vai ser o samba do crioulo doido”, prevê um tucano.

Poço O governo federal não recebeu do governo de São Paulo qualquer plano de contingência para o caso de desabastecimento no Estado, apesar de a Sabesp admitir que o Cantareira pode secar.

Aridez Autoridades federais acreditam que o nível do Cantareira vai cair em um ritmo mais rápido do que o projetado, uma vez que dados meteorológicos apontam que janeiro deve ser mais seco que o mesmo mês de 2014.

Contingência Aliados de Geraldo Alckmin (PSDB) se alarmaram com a fala do governador de que “já existe” racionamento de água em São Paulo e saíram a campo para tentar dizer que o tucano foi “mal interpretado”.

Despejo A nova Executiva do PP-SP, presidida pelo deputado Guilherme Mussi, trocou as fechaduras da sede do partido, deixando aliados de Paulo Maluf sem a chave.

Uma coisa… Ao contrário da nomeação de Gabriel Chalita (PMDB) para Educação, a ida do PSD para a gestão Fernando Haddad não sinaliza aliança em 2016.

… é uma coisa O objetivo é melhorar a relação do Executivo com a bancada de sete vereadores da sigla.

Visita à Folha Júlio Delgado (MG), líder do PSB e candidato à presidência da Câmara dos Deputados, visitou nesta quarta-feira (14) a Folha. Estava acompanhado de Sandra Brasil, assessora de imprensa.

___________________________________________________________________________________

TIROTEIO

Alckmin já deveria ter aprendido que mentira tem perna curta. E, infelizmente para a população, o sistema Cantareira também.

DO EX-MINISTRO ALEXANDRE PADILHA (PT-SP), sobre Geraldo Alckmin ter admitido nesta quarta-feira (14), pela primeira vez, que já existe racionamento de água.

___________________________________________________________________________________

CONTRAPONTO

O batutinha

Na movimentada posse no Ministério da Cultura, no início da semana, o novo titular da pasta, Juca Ferreira, fez os cumprimentos e saudações habituais. No momento em que agradecia à própria família, chamou a atenção do público para uma ausência:

—Eu queria agradecer à minha mulher, Celina, a meu filho Vicente, à minha filha Dandara. Só não está aqui o pequenininho, que fez ontem quatro anos…

Diante da curiosidade da plateia, explicou:

—Um evento desse tipo é muito maçante para ele. Ele iria quebrar o protocolo excessivamente!

Autor: Painel

 
 
 
 
Dólar fecha semana em alta após declarações sobre juros nos EUA
leia mais
PIB do agronegócio cresceu 0,13% em janeiro, dizem a CNA e o Cepea
leia mais
Mercado aumenta previsão de inflação, baixa de PIB e vê mais juros
leia mais
FMI passa a ver contração de 1% do PIB do Brasil em 2015, com mais inflação
leia mais
Mudanças política e tributária tornam etanol mais vantajoso para nova safra
leia mais
Crise no Brasil vai piorar antes de melhorar, diz 'Financial Times'
leia mais
Intenção de consumo das famílias cai 11,9% em março, aponta CNC
leia mais
Mercado financeiro prevê PIB menor em 2015
leia mais
Esclarecimentos sobre a economia
leia mais
Alta da taxa Selic vai influenciar nas compras a prazo
leia mais
Novas regras do seguro-desemprego já estão valendo; entenda
leia mais
Madrugada tem bloqueio de caminhoneiros também em São Paulo
leia mais
Inflação do aluguel perde força na 2ª prévia de fevereiro
leia mais
Veja quem deve declarar o Imposto de Renda 2015
leia mais
Analistas preveem PIB quase estável e inflação de 7% em 2015, diz BC
leia mais
São Paulo tem maior inflação entre capitais pesquisadas pela FGV
leia mais
Na estreia da equipe econômica, BC sobe juros a 12,25%, recorde em 3,5 anos
leia mais
Governo vai anunciar aumento de tributos nos próximos dias
leia mais
Após elevar tributos, Dilma veta correção da tabela do IR em 6,5%
leia mais
Economia na região de Ribeirão seguirá fraca em 2015, diz estudo
leia mais
Inflação oficial fica acima da meta pelo 4º mês seguido, diz IBGE
leia mais
Real desvalorizado estimula venda de açúcar da nova safra, diz Copersucar
leia mais
Mercado eleva previsão para inflação e PIB neste ano
leia mais
Governo quer viabilizar produção de etanol de milho no Centro-Oeste
leia mais
Receita lança 'rascunho' para facilitar declaração do Imposto de Renda
leia mais