Moto esmeril de bancada ou coluna: qual escolher?

Moto esmeril de bancada ou coluna: qual escolher?

Entenda as características e utilidades de cada um deles e conheça alguns diferencias dos modelos oferecidos pela Bambozzi

O moto esmeril é uma ferramenta rotativa elétrica fundamental para as operações em oficinas mecânicas, serralherias e indústrias, sendo também utilizado na construção civil. Sua versatilidade é grande: serve para afiar, aparar, desbastar, esmerilhar e dar acabamento.

Considerado um equipamento de pequeno porte, originalmente é formado por motor elétrico e rebolo de abrasivos (material resistente).

O moto esmeril é excelente na execução de trabalho em metais, podendo também ser utilizado em materiais como alumínio e outros materiais não ferrosos. Por conta da sua alta rotação é a opção mais segura para ser usado em processos, afiar ferramentas de corte, aparar rebarbas ou dar polimento às peças.

Porém, como a maioria das ferramentas rotativa elétrica, requer utilização de equipamentos de proteção individual como óculos, luvas e aventais de couro, por exemplo. Especialmente pela grande variedade de modelos e potências que cada um oferece.

Mas então, como saber qual moto esmeril escolher?

Moto esmeril de bancada

Um moto esmeril de bancada é um modelo mais compacto, que depende de uma superfície plana para que seja utilizado.

É preciso garantir que ele esteja fixado à mesa, de acordo com seu manual de instruções, para evitar que se desprenda e cause acidentes.

http://bambozzi.com.br/wp-content/uploads/2021/04/Moto-esmeril-Eskilo.jpg
O moto esmeril de bancada Eskilo tem potência e torque surpreendentes para a categoria

Os moto esmeris de bancada podem ser tanto monofásicos como trifásicos, o que os torna ainda mais versáteis.

Por serem mais compactos e fáceis de carregar e guardar, eles são muito utilizados em empresas para serviços de pequeno porte, que exigem menos esforço, como por exemplo afiar ferramentas.

Na Bambozzi, você encontra modelos produzidos com componentes 100% nacionais, o que garante maior durabilidade e facilidade de manutenção, de 0,5 cv a 1 cv, com encaixe para rebolos de Ø 6” x #3/4” x Ø 1/2” ou de Ø 8” x #1” x 5/8”.

Moto esmeril de coluna

Já um moto esmeril de coluna é uma ferramenta mais robusta, que precisa ser fixada no piso. Nesse caso, o profissional que utiliza o equipamento, precisa trabalhar em pé e executa serviços de grande porte, como desbaste e rebarbação de peças fundidas.

Esse tipo de equipamento oferece alta potência e desempenho, e todos os modelos da linha da Bambozzi possuem entrada de energia trifásica e colunas fabricadas em aço carbono, estruturadas para evitar vibrações.

As proteções de acrílico oferecem ainda mais segurança durante a execução do equipamento

É possível encontrar moto esmeris de coluna de 1 cv a 5 cv, sempre com grau de isolação F (capacidade de operação em ambientes com temperaturas 155 °C) e proteção IPW 54 (contra entrada de pó e resíduos e de respingos de água em qualquer direção).

A Bambozzi ainda oferece uma Linha de Segurança NR-12 completa, nos modelos de coluna que são equipados com chave de cadeado, botão de emergência, transformador, contator, fusíveis de proteção e relés de segurança.

Os equipamentos acompanham painel de acionamento elétrico com baixa voltagem (24 volts), além de proteção visual de acrílico e metálica contra partículas lançadas durante o processo, conforme orientação da norma NR-12.

Pronto, agora ficou mais fácil entender qual tipo de moto esmeril você precisa na sua empresa. Para conhecer todos os modelos disponíveis na Bambozzi Talhas e Moto Esmeril, clique aqui.

Se quiser fazer um orçamento ou tirar alguma dúvida, entre em contato que em breve retornaremos.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Your comment:

Your name: